Bahia primeira capital do Brasil

Bahia primeira capital do Brasil
A Bahia é a Terra da Felicidade

quarta-feira, 20 de maio de 2015

SIRIABO

DELÍCIAS DA BAHIA
 
 
Siriabo, simplesmente delicioso!
 
Você pode substituir a carne de siri por caranguejo ou aratu, um ou outro o resultado é delicioso! O nome vai mudar, claro. Caranguejabo ou Aratuabo. Faça e comprove.
 
Os benefícios da carne do siri
 
 
Mesmo aqueles que moram longe do litoral costumam ficar com a boca cheia d’água quando veem uma bela casquinha de siri. Saborosíssima, esta carne já se transformou em tradição daqueles apaixonados por praia e frutos do mar. Mas, quando se trata de saúde, será que a carne de siri é realmente benéfica? Descubra!
Confira o valor nutricional presente em 100 gramas de carne de siri!
Proteína – 17,6g
Pensou em carne, pensou na quantidade de proteína. E a carne de siri é uma bela representante, podendo, inclusive, substituir a carne vermelha sem perda nutricional.
Calorias – 93,64
Contando que a mesma quantidade de carne vermelha contém cerca de 150 calorias, a carne de siri é uma excelente opção para quem quer emagrecer.
Carboidrato – 1,3g
Contando que a indicação nutricional é para que a alimentação de um adulto contenha de 60 a 70% de carboidrato, este valor é aceitável para a hora do almoço ou do jantar!
Cálcio – 107mg
Por conter uma quantidade razoável de cálcio, a carne de siri é uma ótima opção para os idosos, que sofrem mais com doenças nos ossos e articulações.
Potássio – 261,7mg
Para quem pratica exercícios, esta carne é excelente na prevenção de lesões. Consuma a carne de siri, pelo menos, uma vez por semana.
Ferro – 1,9mg
Além de ajudar no crescimento, o ferro é ótimo na prevenção de algumas doenças, como a anemia.
 
O quiabo
 
O quiabo é o fruto da Abelmoschus esculentus, uma planta da família da malva (Malvaceae). O quiabo é uma hortaliça de clima quente e originária da África, tendo sido trazida para o Brasil pelos escravos. Desde então, a hortaliça passou a fazer parte da culinária brasileira; um exemplo disso é o frango com quiabo, um símbolo da culinária de Minas Gerais.
Na verdade, o quiabo é uma cápsula fibrosa cheia de sementes que é colhida antes de chegar à fase de maturação. Geralmente, a hortaliça é verde, possui uma forma de cápsula, é seca e apresenta um líquido viscoso em seu interior.
O fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C, entretanto, a mesma se perde durante o cozimento. Mesmo assim, o quiabo é altamente nutritivo: é rico em vitamina A, importante para o bom estado da visão; vitaminas do complexo B, fundamentais para o processo de crescimento; além de cálcio, ferro, fósforo e cobre, importantes para a formação dos ossos, dentes e sangue. Em razão de ser um fruto de fácil digestão, o quiabo também é indicado no caso de infecções do intestino, bexiga e rins.
O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias. Na hora da compra, é aconselhável optar por frutos firmes, sem manchas e com comprimento menor que 12 cm. Além disso, deve-se consumir o fruto rapidamente, pois o mesmo pode ficar murcho e escurecer em seguida. Uma solução para evitar a goma viscosa do quiabo, pouco apreciada, é pingar algumas gotas de limão enquanto o estiver cozinhando. Os maiores produtores mundiais do fruto são a Índia, Nigéria, Paquistão, Gana e Egito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!