Bahia primeira capital do Brasil

Bahia primeira capital do Brasil
A Bahia é a Terra da Felicidade

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Médicos indicam alimentação ideal para diabéticos

Getty Images
 
 
Conheça os alimentos benéficos e os vilões para quem tem esse distúrbio,
além de conferir um cardápio especial para adotar no dia a dia.
 
 
Não é novidade nenhuma que o portador do diabetes vive muito bem se mantiver uma alimentação regrada e o índice de glicemia nos patamares ideais. Mas o que pouca gente sabe é que para fazer isso não é necessário um sacrifíco absurdo, desde que o paciente mantenha uma dieta saudável muito semelhante às que são indicadas para quem quer se alimentar bem e ter qualidade de vida.

Para destacar que os alimentos fazem bem ao diabético e quais devem ser banidos de sua dieta, o R7 consultou a gastroenterologista e uma nutricionista, que sugeriram um cardápio que vai do café da manhã à ceia noturna, e ainda dá deliciosas dicas de alimentos para comer sem culpa.

O diabetes é uma doença que se caracteriza pela deficiência na produção ou ação da insulina, e isso provoca o aumento do nível de açúcar no sangue (glicemia). Seus principais sintomas são a sede, fome e urina em excesso, emagrecimento, visão embaçada, infecções repetidas na pele ou nas mucosas, machucados que demoram a cicatrizar, cansaço inexplicável e dores nas pernas.

Se você sente mais de um desses sintomas mas não tem certeza se é diabético, consulte um médico. Ele vai lhe pedir os exames necessários para fazer o diagnóstico.

Confira abaixo os alimentos proibidos e os que são liberados na dieta do diabético. Eles foram listados pela gastroenterologista Marilia Gaboardi, responsável pela Área Comunidade da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo, e pela nutricionista Fernanda Scheer, especialista em Nutrição Funcional e Desintoxicação.
 
 
Fuja destes alimentos Açúcar, frituras, bebidas alcoólicas, chocolate, doces, mel, melado, rapadura, tortas, massas, refrigerantes, sorvetes cremosos, carnes gordurosas, pele de aves, embutidos (salsicha, linguiça, salame, mortadela), industrializados (sopas em pacote, atum e sardinha enlatados, caldo de carne concentrado), condimentos (molho inglês, shoyu, catchup).

Evite algumas frutas e certas combinações

Frutas: abacate, caqui, uva, figo, manga e jaca.

Legumes com arroz
(a não ser que você substitua a porção de arroz): beterraba, mandioca, mandioquinha, cará, abóbora. É fundamental evitar o arroz nesses casos, pois os dois alimentos têm carboidratos e, se ingeridos juntos, a glicemia aumenta.

O que priorizar? Uma alimentação rica e variada, com carboidratos integrais (pão, macarrão, arroz); e coma a cada três horas.

Coma sem culpa:
Frutas: maçã, pêra, laranja, mamão, melão, banana, etc.
Verduras: acelga, escarola, almeirão, brócolis, etc.
Legumes: abobrinha, vagem, chuchu, cenoura, etc.
Óleo vegetal: algodão, girassol, milho, soja.
Carnes: bovina magra, peixe, frango (assados, grelhados ou cozidos).
Bebidas: leite, café, chá, suco de limão, refrigerantes dietéticos.
Produtos industrializados: queijo fresco (tipo minas), margarina, iogurte, geleia dietética, bolacha de água, torrada não doce, pudins com adoçante, gelatina dietética.

Se você tem diabetes e é fumante:
A gastroenterologista ressalta quanto o fumo pode ser prejudicial ao diabético.
- O fumo tem fator de risco maior entre pessoas com diabetes, pois afeta principalmente os vasos sanguíneos que ficam reduzidos, podendo aumentar a pressão arterial. A pressão alta pode ainda sobrecarregar a função do coração e agravar a resistência à insulina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante!